Governo do Rio de Janeiro

Câmara Metropolitana

Sistemas de Informação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro com recursos do Banco Mundial – BIRD, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Gestão do Setor Público e do Desenvolvimento Territorial Integrado contratará o desenvolvimento e implantação do Sistema de Informações da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro – SIMRio. O SIMRio é um conjunto de ações de teor no desenvolvimento tecnológico com foco institucional dos municípios da Região Metropolitana.
A Fase I do Projeto SIMRio, consiste no desenvolvimento e implantação de um Sistema de Informações Metropolitanas Geoespaciais, denominado SIMGeo, que conta com um Módulo Metropolitano e 21 Módulos Municipais.
Este instrumento, SIMGeo irá atender a inúmeros trabalhos que estão sendo desenvolvidos, no âmbito estadual e municipal que necessitam do cruzamento de informações e dados que envolvem temáticas diferenciadas, tempos distintos, análises espaciais e produção de mapas, de forma que possibilitem a elaboração de documentos e serviços para suporte a tomada de decisão, ao monitoramente e a elaboração de políticas públicas.
 A Fase II consiste na implantação do de um Sistema de Informação de Gestão e Administração Municipal, SIMGestão que será aplicado de forma piloto em três municípios da Região. A Fase III será a implantação do SIMGestão nos outros municípios que demonstrarem interesse em obter este sistema.
Outras ações complementares do Projeto SIMRio ocorrerão em paralelo, como SIMRio – Infra, que consiste em investimento em Infraestrutura no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro. É previsto que seja incorporado ao sistema a nova base cartográfica da Região Metropolitana que a Câmara Metropolitana está contratando e para atualização aquisição de imagens de satélites de áreas de interesse.
Os principais objetivos do SIMRio é:

  • Simplificar o cotidiano nas rotinas de trabalho estratégicas, táticas e operacionais;
  • Prover recursos de tecnologia da informação e comunicação que viabilizem a execução das atividades-fim do Estado e dos municípios inseridos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro;
  • Assegurar dados e informações no espaço metropolitano qualificadas à sociedade;
  • Melhorar o planejamento integrado de ações públicas e privadas no território com investimentos e tendências de desenvolvimento, que nele se apresentarem;
  • Padronizar procedimentos e obtenção de dados através de procedimentos e roteiros eletrônicos na execução das atividades.

 

 

CÂMARA METROPOLITANA              Palácio Guanabara - Rua Pinheiro Machado - s/n - Prédio Anexo - 6º andar - Laranjeiras - RJ - CEP: 22.231-901 Tel: 2334-3666/3660
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados